Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MEU ANJO DE BOAS VINDAS,UM POUCO DA MINHA DECORAÇÃO DE NATAL E TRISTEZA




Tenho passado momentos difíceis ultimamente.Tem dias que fico louca para sair sem rumo,sem lenço e sem documento e só parar no infinito.Eu venci a depressão que me deixou sequelas e que me atormentou durante anos,graças ao artesanato e à família que tenho.São filhos maravilhosos e um marido com quem posso contar sempre,meu companheiro de caminhada pela vida desde os meus vinte e cinco anos,quando o conheci e com ele me casei após dez meses de namoro e noivado.Pouco tempo para se conhecer uma pessoa,mas eu e ele estávamos tão apaixonados e encantados um com o outro que nos jogamos de cabeça nesta aventura.
Eu era meio louca e alienada,como a maioria dos jovens brasileiros nos anos setenta.A ditadura militar nos levou a isso.Meus filhos até dizem que sou meio desligada devido a esta alienação da minha juventude.Mas ou nos alienávamos ou "Brasil nunca mais".Vocês que tem menos de cinquenta anos talvez não saibam do que falo.Mas quem tem mais de cinquenta anos sabe muito bem.Não podia fazer greve,não se podia fazer manifestação nenhuma,se houvesse um grupo de pessoas reunidas em uma praça polícia já ficava de olho,nem votar para governador e presidente a gente podia.Quem votava era o colégio eleitoral que era constituído pelo Congresso (os deputados federais e os senadores em quem podíamos votar).
Quando finalmente a Democracia foi restabelecida,votamos e elegemos um presidente (eu votei no candidato da oposição),mas a maioria votou nele,eu aceitei.Ele foi nosso primeiro presidente após a Ditadura.Mas o povo já podia gritar e dizer o que queria.E depois de algum tempo o povo foi às ruas e derrubou o Presidente e aí todo mundo já conhece o resto da História e hoje temos uma mulher na Presidência da República.Uma vitória não só dela como de todas as mulheres brasileiras.Finalmente reconheceram que somos tão capazes quanto os homens de exercer o mais alto cargo político do Brasil e ser a Chefe Maior das Forças Armadas do Brasil.
Finalmente a Democracia.Mas ainda existem ditadores.Vocês podem encontrá-lo na família,no trabalho,nas escolas ou em qualquer lugar onde alguém queira se valer da força para dominar as pessoas com quem convive.E não é só quem exerce uma função de chefe,não.Há até faxineiros que são ditadores.São líderes negativos natos e se tiverem a oportunidade de exercer um cargo mais alto,pobre de quem for seu subordinado.Querem manipular seus companheiros de profissão e até mesmo os seus superiores hierárquicos,se esses derem a eles um brecha.Havia uma servente em uma escola que trabalhei que queria fazer isso com as colegas e até mesmo com os diretores,se estes lhes desse um brecha,o que obviamente eles não davam.Certa vez,ela veio falar das colegas para mim (nesta época eu estava extraclasse e trabalhava no Departamento Pessoal da Escola).Eu rebati as palavras de censura dela com a frase que sempre uso,não sei de onde tirei ela,mas é infalível nestes casos:"Tenha um pouco de paciência!Se não tivermos paciência com as outras pessoas quando erram,como podemos querer que elas tenham conosco quando erramos?"Estas palavras quebram qualquer fofoca.Ela me abraçou e falou:"Ah,Lenira!Como eu gostaria que todas as pessoas fossem como você!Nunca fala mau de ninguém,nunca sabe de nada e nunca está metida em fofoca."E ai´tudo ficou na Santa Paz.Desculpem se falei tanto de Ditadura e de fofoca com vocês,mas (sabem?) já estou melhor.Vou ter paciência e tudo vai dar certo.Não vou falar o que me afligia,pois não gosto de falar das pessoas,sendo ou não fofoca,pois isso acaba virando fofoca.
Mas hoje especialmente estou triste porque morreu um bichinho que eu amava muito,o Manhoso,o gato do meu filho.Ele não podia me ver que seus olhinhos brilhavam.Sempre que meu filho demorava a chegar eu dava água e comida para ele e ele não podia me ver que seus olhinhos me fitavam cheios de amor.Mas era só um gato,alguém poderá dizer.Era sim um gato,mas meu filho o tirou da rua e cuidou dele.Ele estava doente e meu filho o alimentou e tratou da saúde dele.Mas ele teve um infecção renal nos últimos dias e não resistiu.Ele passou como um cometa com sua forte luz em nossas vidas e agora está nos esperando na Ponte do Arco Íris.Manhoso era seu nome e ele era mesmo um gatinho muito manhoso
Manhoso,a luz dos seus olhinhos cheios de amor iluminará para sempre os nossos corações.Não tirei nenhuma foto sua,não sei se meu filho tem alguma,eu estava sempre ocupada e não pensava que você fosse passar tão rápido por nossas vidas.Pelo menos você não morreu abandonado e teve o amor de seu dono até o último momento.
Agora chega de tristeza.As fotos são da minha Tilda Anjo de Boas Vindas.Estou atrasada nos objetivos,as vou terminar esta semana se Deus quizer e Ele quer,e de parte da minha decoração de Natal.Estou montando aso poucos,devido a este problema que estou passando e que está sendo semelhante à Ditadura,mas deixa pra lá.Vai passar e tenho que ter paciência.Desculpem se falei demais,mas pelo menos já estou melhor.Beijos e um ótima semana par todos.Lenira.


6 comentários:

Garimpo Legal disse...

oi Leniraaaa,q depoimento,..sinto muito pelo gatinho,,e muito triste perder um bichinhos q amamos assim...como se fosse gente,sei bem como e,sua juventude deve ter sido o maximo,..apesar das dificuldades,..acho q nessas decadas de 70 e 80,era mais gostoso ser jovem,o mundo era mais puro,digo isso pelo q lembro da minha infancia,..era tão boa,..acho q as crianças de agora não tem uma infancia tão gostosa como foi a minha,...beijos amiga...fique bem,...boa smaninha

Beth disse...

Olá Lenira, longo desabafo que deve ter te deixado muito mais leve!
Fique bem, às vezes temos vontade de jogar tudo pro alto, mas ainda bem que depois de desabafar, vamos em frente.
Pena pelo Manhoso, devia ser muito querido por vocês. Enquanto ele espera na Ponte do Arco Iris, vá até um abrigo ou visite uma protetora voluntária e adote outro, não como substituto, mas para trazer alegria para a casa.
Tua Tilda está muito elegante, a minha já coloquei o cabelo e adorei a maneira de fazer com o arame!
Grande abraço e um beijinho bem alegre!
Beth

Sue disse...

Lenira querida foi um desabafo o que vc escreveu mas sei que agora vc esta melhor!! sinto muito pelo gatinho Manhoso que nem ao menos cheguei a conhecer mas fiquei triste tb...nos apegamos nesses bichinhos e quando partem levam um pouquinho de nós, amiga a sua decoração de Natal ta linda!! eu ando desanimada com as decorações Natalinas não fiz nada ainda ...sua Tildinha anjo ta ficando lindinha depois quero ve-la prontinha...estou acompanhando a construção da sua casinha e cada dia ta ficando mais bonita .

bjosss bom dia

Sue.

rose japan disse...

Lenira ola!! Em primeiro lugar obrigada pela visitinha ali no blog!!!

Ahhh Lenira as xprecisamos desabafar mesmo, tem certas coisas que nos deixam indignada!!! Tbm odeio fofocas e ditadura e vc disse uma verdade, nao sao pessoas que tem algum caro importante, pois ja vi pessoas estarem numa mesma situacao e se puderem so p se dar bem com o chefe, te passa a perna e fa de tudo p te prejudicar, que nao tem nada e fico a imaginar imagina se tivessem algum poder ou alguma coisa, por isso que sempre falo Deus sabe o que da, pois se uma pessoa fosse muito rica, nossa ela ia desprezar as outras, tratar a tdos c ar de superioridade isso sem mesmo ter nada, isso eh horrivel, nao sei pq existem pessoas assim, querendo se dar bem na vida mesmo sabendo que esta prejudicando o outro...eu nao sei ser assim...acho q isso eh uma boa qualidade em mim...mas sofro qdo vejo isso....

Tbm odeio fofocas...qdo vejo as pessoas fofocando saio de perto, nao gosto mesmo, uma x ja encrenquei com uma amiga, era a outra pessoa nao estar perto q por de tras ficava falando mal da outra!!!

Um dia cheguei e falei mesmo, para com isso, aqui todo mundo se diz amiga, e qdo a outra nao esta por perto vcs ficam falando mal, issso que eh amizades p vcs...se vcs falam dela, com certeza qdo n estou falam de mim tbm e assim cice e versa....ninguem gostou eh mole Lenira, porque, pq fofocar eh um habito que faz bem aos fofoqueiros.....mas uma coisa todas sabiam que se surgisse qq conversa, nao viria da Rose, e assim me respeitavam tbm, e sabiam que nas dificuldades podiam contar comigo!!!!

Que trsiteza ne!!!??? Isso eh ser pobre, mto pobre!!!!

Lenira qto ao gatinho, nao eh so um gatinho nao, viu pq eu tbm ja chorei qdo meu passarinho morreu!!! Fiquei mto trsite, isso pq nos amamos, nos afeicoamos ,,,,e issso eh um sentimento muito bonito...o ser sensivel...ainda bem que nao somos a maioria!!!!!

Qto a sua casinha ela esta linda para o Natal, e as suas Tildas ali penduradinhas estao lindas e alegrando a casa e essa anjinho muito fofinha!!!

Bjinhos rose jp

Cris Bottaro disse...

Olá Lenira, sinto muito pela tua perda e pela tua tristeza.... realmente os anos da ditadura foram terríveis, conheço algumas pessoas que foram presas e torturadas durante aquele período, bem isso deixou marcas muito profundas nelas e na sociedade... Querida espero que reencontres o equilíbrio e que sejas muito feliz ao lado de tua família. Parabéns pelo trabalho, todas as Tildas que fazes são lindas e agora não é diferente. Um beijo enorme em teu coração.

Nil disse...

Lenira, querida, eu sei o que foi esse período da Ditadura. Vivi nele, também...era terrível, a gente não tinha voz, nem vez, em nada, só os militares...
E quando estamos passando por algo que nos aflige, seja o que for, é bom desabafar mesmo. Mas creio que você, mulher guerreira,virtuosa, vai conseguir chegar ao final ilesa, e vitoriosa, é essa a palavra que deixo para você. Força, ânimo, levante-se, pois como a Biblia nos diz " a sua caminhada é longa"....
A Tilda já está linda, imagina quando terminá-la. E para o natal, acho que amanhã vou postar mais um enfeite para decorar nossas casinhas.
Para meditarmos:

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.
Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.
De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.
Salmos 121:1-8

beijosssssssssss

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...