Powered By Blogger

domingo, 6 de junho de 2010

A TIA FALOU QUE AMANHÃ SÓ ENTRO NA ESCOLA COM MINHA MÃE.

       Não sei quem começou isso.No meu tempo de criança as professora eram chamadas de Dona pelos alunos.Eu mesma chamava pelo pronome de tratamento:Dona Claudete,Dona Zenaide,Dona Júlia,Dona Dolores,Dona Vanda,Irmã Getrudes e Irmã Tereza(duas freirinhas que foram minhas professoras de Ensino Religioso) ou Professor,quando eram homens.Mas de umas décadas para cá passaram a  chamar as professoras da Educação Infantil e do primeiro seguimento do Ensino Fundamental de "tia".Os maiores,já tratam os professores pelo nome.Isso não é intimidade ou falta de respeito,muito pelo contrário,é o jeito brasileiro de dizer "você é meu amigo,é um cara legal,gosto de você".O importante é o professor saber se impor e ter autoridade,sem ser autoritário.
       Eu não ligo se me chamam de tia ou professora.Muito menos de professorinha,como meus colegas dos outros seguimentos se referem a nós,professoras de crianças pequenas.Para mim isto não é perjorativo.As crianças sabem a diferença entre a tia da escola e as irmãs de seus pais.
       Mas,mudando um pouco o assunto,vou contar um fato interessante que aconteceu comigo um dia desses.Meu aluno mais bagunceiro aprontou tanto que resolvi chamar o responsável.Quando a turma estava saindo da escola,ele falou para o porteiro:
       -Tio,amanhã,se eu vier sozinho,o senhor não me deixa entrar.A Tia falou que amanhã eu tenho que entrar com minha mãe.Mas foi esta tia daqui da escola,não foi a minha tia irmã do meu pai,nem foi a tia irmã da minha mãe.Se eu vier sem minha mãe,o senhor por favor,não me deixa entrar,porque a tia aqui da escola, quer falar com ela que eu sou muito bagunceiro e não faço o dever.
        Dá pra não ficar fascinada com tanta inocência?
     

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...