Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de abril de 2013

UM RIO DE REFRIGERANTE SABOR LARANJA

Esta cor  era da água do rio ontem à tarde:
laranja com direito à perfume de laranja

Parte do rio ficou larnja,a outra parte com a cor de água mesmo
embora poluída pelos esgotos domésticos e industriais que são
jogados neste rio.

Nesta foto dá para ver a ponte e se visualiza a água com sua
cor natural e pintada de laranja.Esta é a ponte sobre o rio.Ele
é a divisa entre as cidades do Rio de Janeiro e
São João de Meriti.
Não,não é photoshop.Também não é nenhum fenômeno natural.Ontem à tarde,quando minha filha foi buscar meus netos na escola,fiquei com a bebezinha que estava dormindo.Um perfume de laranja exalou no ar.Um cheiro muito forte,semelhante ao desengordurante e o limpeza diária que gosto de usar na cozinha.Eu sou assim,na cozinha gosto de usar aromas de frutas e no banheiro e resto da casa aromas florais ou amadeirados como lavanda,pinho ou eucalipto.Estranhei aquele perfume no ar,mas imaginei que fosse algum vizinho que estivesse usando algum produto para lavar quintal,carro ou calçada com aquele aroma.
Daí minha filha chegou com as crianças e falou que a água do rio estava laranja e que aquele perfume era do rio.As crianças estavam em polvorosa,dizendo que havia refrigerante no rio.Com o pretexto de ir na padaria comprar pão,fui lá conferir.As crianças foram comigo dizendo para todo mundo que tinha fanta laranja na água do rio.Um senhor e eu tentamos convencê-las de que na verdade era algum produto químico com aquela cor e cheiro.Mas eles não se deram por vencidos:era refrigerante na água do rio e ponto final.Se eles diziam isso quem eramos nós,adultos para contestar.E eles admiraram  o "fenômeno"
-Alguém derramou um caminhão de refrigerante no rio,e é de laranja,afirmou George Steve.
-É fanta laranja,disse Emanuelly.
-É mesmo,não está vendo a cor e o cheiro de laranja,confirmou George.
Todo mundo ficou curioso com esta cor e este perfume na água do rio.Que tipo de substância química terá provocado este "fenômeno" nada natural?O cheiro ainda ficou no ar por um bom tempo.Se ainda havia alguma espécie de animal neste rio que há muito virou um valão de esgoto,com certeza morreu ontem à tarde.Os peixes que viviam neste rio,as traíras,há muito já morreram.Foram extintos neste rio que outrora se chamou TRAIRAPONGA.Hoje é um valão fedido,mas já foi um rio de águas límpidas e claras.Ele e uma palmeira chamada buriti deram o nome a esta cidade no tempo do Brasil Colônia de Freguesia de São João de Meriti de Trairaponga.
Hoje além de servir de esgoto,algumas pessoas lhe jogam lixo,até mesmo móveis que não querem mais.E hoje aconteceu mais um desrespeito a este que foi um rio tão importante em séculos anteriores ao século passado(engraçado:para mim falar de século passado soa meio estranho,pois estou me referindo agora ao século XX e não mais ao século XIX,como me referia no século XX).Um desrespeito ao eco sistema deste rio que agoniza e que ninguém faz nada.Claro,nós não podemos fazer nada.Nós temos que despejar toneladas de esgoto neste rio.Eu mesma com meu desengordurante,meus desinfetantes,meu esgoto doméstico estou fazendo isso.Mas pelo menos posso tentar fazer o menor estrago possível usando produtos biodegradáveis.Mas tenho certeza que o que quer que seja que provocou este tom alaranjado e este perfume cítrico nas águas do rio não é biodegradável.
Boa noite a todos vocês.Lenira.
Nota:este rio faz a divisa entre as cidades de São João de Meriti (onde moro) e Rio de Janeiro,capital do Estado do mesmo nome.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...