Powered By Blogger

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O TELHADO DA CASAESCOLA










Eu fiz o telhado da varanda em madeira balsa e foram trezentas telhas recortadas uma a uma de uma placa e meia medindo cada uma um metro de comprimento por sete centimetros de largura e cada placa me custou R$ 5,20 e achei que iria ficar muito caro se eu fizesse o telhado da casa,pois precisaria de mais placas para cobrir todo o telhado.E isso sem falar que teria de me deslocar até o centro da cidade do Rio de Janeiro,capital do estado do mesmo nome e eu moro na Baixada Fluminense,e a minha cidade fica a uns quarente a cinquenta minutos do Rio.Mas só encontro a madeira balsa lá,no Centro do Rio,em uma loja de aeromodelismo.Mas e tempo para ir até lá?Quando eu vou à Cidade,como nós,que moramos ou no subúrbio ou nas cidades que formam a Região Metropolitana do Grande Rio falamos (o mais engraçado é que quem mora nos bairros do subúrbios da Capital já está na Cidade),eu geralmente perco o dia,pois se vou de manhã,nunca chego cedo e se vou à tarde,passo a manhã toda me preparando para ir até lá.Por isso só gosto de ir até lá quando realmente é necessário e eu vou resolver alguma coisa que só posso resolver lá.Na medida do possível só faço compras em minha cidade,que tem um grande comércio,embora o povo daqui prefira comprar roupas e outros artigos na Cidade ou em Madureira,um bairro do subúrbio do Rio.

Aliás,ainda não falei aqui da emoção que senti quando o Rio de Janeiro foi anunciado como a sede das Olimpíadas de 2016.Gente!Que emoção!Eu me arrepiei todinha,quando o envelope estava sendo aberto e quase explodi de emoção quando foi anunciado que a Cidade do RIO DE JANEIRO, sediará as Olimpíadas de 2016.Aliás,o Rio tá que tá!Primeiro sediou o PAN(Jogos Panamericanos) em 2007,em 2014 vai ser uma das cidades brasileiras que vai sediar a Copa do Mundo e em 2016 sediará as Olimpíadas.Como dizia o poeta Gonzaguinha,filho de Luís Gonzaga(o Gonzagão),"não dá mais pra segurar,aguenta coração!"É assim que me sinto,como filha adotiva deste estado e também desta cidade,pois a cidade onde moro fica coladinha ao Rio e como já disse faz parte da mesma metrópole,cuja cidade principal é o RIO.

Mas,voltando ao telhado da minha casaescola,qual foi a solução que encontrei?Simplesmente lancei mão do que tinha ao meu alcance.Aqui tem umas lojas de artesanato que vendem muito material que serve para fazer miniaturas.Tem também alguns itens de miniaturas,como miniaturas de alimentos e bebidas,já encontrei até pratinhos de acrílicos e itens como tinturas de cabelo e absorventes em miniaturas,mas apenas isso.Mas quem disse que não posso transformar outros tipos de materiais e fazer minhas próprias miniaturas?Não é isso que fazemos quase sempre?E foi o que fiz.

Gastando apenas R$ 2,00,comprei duas folhas de EVA(nunca me lembro quais os nomes cujas iniciais formam esta sigla,mas é um material emborrachado e muito leve e macio).Com uma folha e meia de EVA fiz todas as telhas do telhado e o arremate da borda do telhado e colei na madeira e fiz a cumieira com palitos de picolé.Pintei tudo com tinta acrílica cor cerâmica,como o telhado da varanda e pronto.Aí está o telhado da minha casaescola de bonecas.

NOTA:As placas de balsa tem 1 mm de expessura.As de EVA são um pouquinho mais expessas,mas as telhas ficaram muito mais resistentes que as de balsa,pois estasquebram-se com facilidade,enquanto as outras não se quebram por serem emborrachadas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...